NBR 5410 – Instalações Elétricas

05/05/2017 16:37

NBR 5410 – Instalações Elétricas

A Norma Brasileira NBR 5410 estabelece as condições mínimas necessárias para o perfeito funcionamento de uma instalação elétrica de baixa tensão garantindo assim a segurança de pessoas e animais e a preservação dos bens. Tradicionalmente, esta norma será aplicada para instalação elétrica de edificações, residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortiganjeiro, etc…
Para os profissionais da área de eletricidade a NBR 5410 é, nada mais nada menos que o guia fundamental para o desenvolvimento das atividades profissionais do dia a dia. Vamos, brevemente neste artigo, entender um pouco das exigência da NBR 5410.

A Norma NBR 5410 aplica-se às instalações elétricas:

  1. Em áreas descobertas das propriedades, externas às edificações;
  2. Reboques de acampamento (trailers), locais de acampamento (campings), marinas e instalações análogas;
  3. Canteiros de obra, feiras, exposições e outras instalações temporárias.
  4. Aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada, com frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente continua;
  5. Aos circuitos elétricos, que não os internos aos equipamentos, funcionando sob uma tensão superior a 1 000 V e alimentados através de uma instalação de tensão igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada (por exemplo, circuitos de lâmpadas a descarga, precípitadores eletrostáticos etc.);
  6. A toda fiação e a toda linha elétrica que não sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização;
  7. Às linhas elétricas fixas de sinal (com exceção dos circuitos internos dos equipamentos).

NOTA: A aplicação às linhas de sinal concentra-se na prevenção dos riscos decorrentes das influências mútuas entre essas linhas e as demais linhas elétricas da instalação, sobretudo sob os pontos de vista da segurança contra choques elétricos, da segurança contra incêndios e efeitos térmicos prejudiciais e da compatibilidade eletromagnética.

A NBR 5410 aplica-se às instalações novas e a reformas em instalações existentes

NOTA: Modificações destinadas a, por exemplo, acomodar novos equipamentos elétricos, inclusive de sinal, ou substituir equipamentos existentes, não caracterizam necessariamente uma reforma geral da instalação.

A Norma NBR 5410 não se aplica a:

  1. Instalações de tração elétrica;
  2. Instalações elétricas de veículos automotores;
  3. Instalações elétricas de embarcações e aeronaves;
  4. Equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas, na medida em que não comprometam a segurança das instalações;
  5. Instalações de iluminação pública
  6. Redes públicas de distribuição de energia elétrica;
  7. Instalações de proteção contra quedas diretas de raios. No entanto, esta Norma considera as conseqüências dos fenômenos atmosféricos sobre as instalações (por exemplo, seleção dos dispositivos de proteção contra sobretensões);
  8. instalações em minas;
  9. instalações de cercas eletrificadas. Os componentes da instalação são considerados apenas no que concerne à sua seleção e condições de instalação. Isto é igualmente válido para conjuntos em conformidade com as normas a eles aplicáveis. A aplicação desta Norma não dispensa o atendimento a outras normas complementares, aplicáveis as instalações e locais específicos.

São exemplos de normas complementares à NBR 5410 as normas ABNT NBR 13534, ABNT NBR 13570 e ABNT NBR 5418.

Download da NBR 5410

Se você é um profissional da eletricidade ou simplesmente está estudando sobre esta importente área não deve perder este excelente material, aqui estamos disponibilizando um conteúdo completo sobre a NBR 5410 disponibilizado pela revista EM (Eletricidade Moderna ).

 Fontes: Revista Eletricidade Moderna